segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

2012 e o fim de alguns tempos

looking the time passing by [ Explored too! o.O ] by sarahu.
looking the time passing by [ Explored too! o.O ], a photo by sarahu. on Flickr.
Eu relutei em escrever um texto sobre uma possível retrospectiva de 2012. Nunca tive muita paciência para isso, a cada fim de ano eu apenas fazia um rápido balanceamento do que passou, coisa de cinco minutos, sem me prolongar em lembranças. Mas hoje (dia 30 de dezembro) peguei-me surpresa, já escrevendo um texto de fim de ano. 

Fico agradecida por ter tido a companhia de familiares e amigos, que me ajudaram e apoiaram em decisões importantes. E mais do que isso, estiveram o tempo todo ao meu lado, proporcionando-me lembranças maravilhosas. Nesse aspecto, não tive quaisquer problemas. Mas 2012 foi um ano de mudanças muito importantes para mim. Foi também um ano de libertação. 

Nos últimos anos eu vivia presa em dois pesadelos que me fizeram viver alguns dos piores momentos da minha vida - apesar de, como em qualquer situação, terem seus lados positivos. Nunca experimentei tamanho desgaste emocional e mental, que me impuseram até mesmo consequências físicas negativas. E fico muito feliz de dizer: nesse ano livrei-me de ambos. Agora me vejo caminhando em minha própria trilha, no meio a essa densa selva que se chama vida, a qual eu ainda estranho muito.

Até agora eu insistia em atalhos errados, que me obrigavam a lutar pela sobrevivência todos os dias. Caí, perdi-me diversas vezes, machuquei-me. Lutei contra minha natureza e por algo em que eu nunca acreditei, uma carreira errada que não me servia. Lutei também por outra causa perdida, guiada por outra pessoa perdida, enquanto eu recusava-me a acreditar no fracasso já evidente.

Mas consegui parar de andar em círculos e retomei as rédeas de cada situação. Parei de seguir a direção errada e abandonei os percalços. Modifiquei drasticamente dois aspectos da minha vida que disputavam entre si qual me fazia mais mal. E, de peito aberto, mente livre e coração dolorosamente liberto, parei e olhei para a direção certa. Então, senti uma leveza e paz que não sentia há muito tempo. Foi o momento em que solidifiquei duas decisões das quais já tinha – relutando ou não – certeza absoluta.

Voltei às origens: de seguir minha própria trilha, a despeito de opiniões alheias. E escapei dos pesadelos opressores. Afinal, mesmo sendo a realidade tão dura, eu sempre fui sonhadora. Não, eu não vivo de ilusões, apenas adapto a realidade ao meu modo e não vivo em sonhos, mas vivo sonhos. A vida é aquilo que fazemos dela, e a minha é fantástica - sim, no sentido da fantasia -, sempre foi.

No ano de 2013 , enfrentarei mais um desafio, que tenho confiança em vencer, para, então, conseguir iniciar um plano que, agora sim, posso chamar de sonho. O desafio é um novo vestibular e o sonho, a carreira de Psicologia. E, enquanto isso, dou continuidade a outro sonho de igual importância e que é inevitável de ser praticado, por fazer parte de quem eu sou: a escrita. A literatura mora nas minhas entranhas e escrever – assim como ler – é inevitável, natural e automático. Uma meta deste segundo sonho literário é finalizar um livro de poesias e terminar meu primeiro livro de gênero policial, coisas que espero conseguir antes do fim de 2013.

A passagem de um ano nada mais é que mera formalidade, mera alteração de calendário, diriam-me algumas pessoas. Mas acredito que possamos encará-la como uma renovação, um marco para tirarmos planos do papel, trabalharmos em metas não apenas com esperança, mas com ações, e rever o que precisa ser mantido ou excluído em prol de nossa felicidade e paz de espírito. E isso  – revisão de todos os aspectos e renovação do necessário –  é o que pratico e desejo a todas as pessoas. Que nossas almas se encham de paz e sabedoria.

(Isabela Xavier)

10 comentários:

  1. "(...)não vivo em sonhos, mas vivo sonhos."

    Sou desses, também, que põem um pé no asfalto e o outro nas nuvens.

    Antes de ir, preciso confessar-lhe algo: depois que li seu texto, Isabela, posso afirmar, sem medo de errar, que eu vejo diante de mim uma moça fora da crisálida...

    Você já vai entrar em 2013 voando!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Isabela...
    Fico muito feliz por tua superação! Foi muito bom, ainda neste finalzinho de ano ter te encontrado! E - nossa! - além de ser uma poetisa de mão cheia no que tange aos versos, o desabafo que fizeste neste post mostra o quanto escreves bem também "em prosa"!
    Quanto ao título que escolheste, costumo dizer que "o tempo sempre vence. Cabe-nos, então, sabermos a ele nos aliar".
    Bj.
    GK

    ResponderExcluir
  3. Pois, faça o back up, periodicamente, de seu blog!

    Hoje mesmo, presenciei mais um blog, aqui do Blogger, ser deletado num piscar de olhos! Uma pena!

    A administradora dele está vendo se recupera algo... Ela abriu uma conta no WordPress e está pensando em recomeçar por lá...

    Faço votos para que ela consiga ter a paciência necessária e a disposição para recomeçar!

    Aproveito para divulgar o link com o tutorial para importar o blog:

    http://www.seututorial.com/2011/10/como-fazer-backup-completo-do-seu-blog.html#backup-commentarios-posts

    Ah, e eu acho que você, acidentalmente, respondeu o Gugu Keller, lá no meu blog, na postagem intitulada "Um Pedido" (embora eu concorde com tudo o que ele disse logo acima). rsrsrsr

    Freud explica... ;D

    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto!
    Também sou escritora, não profissional, mas sou, tenho 4 capítulos do meu livro postados em meu blog, caso queira ver.
    Espero que consiga realizar suas metas e entre pra faculdade que deseja. Vi um comentário seu em um blog, dizendo que fazia Direito. Eu faço Direito, mas ao contrario de você, eu adoro. kkkkkk
    Te desejo tudo de bom, e um ótimo 2013!
    Beijos :)

    Camila - Ninho de Fogo

    ResponderExcluir
  5. Olá Isabela, primeira vez que visito seu blog.
    Adorei a postagem, sinceramente acho que você se dá muito bem com a escrita. E de certa forma, me identifiquei com tudo que disse ali, apesar de ser acontecimentos pessoais, seus. Eu vou para o 4º ano de Psicologia. Digo que é um bom curso, nos faz repensar sobre várias questões, e também nos confunde. Uma peculiaridade é que, não podemos esquecer que as aulas, são ministradas por pessoas, e pessoas possuem opniões formadas e influenciadoras, então não é ''perfeito''. Eu também larguei um curso que estava fazendo para cursar psicologia haha!

    Bjos querida!

    * B&W - Bruna Medeiros

    ResponderExcluir
  6. Isabela,

    Respondi seu comentário lá em meu blog, mas resolvi passar aqui novamente.
    Que legal saber que você escreve um livro policial. Eu sou meio boba, sabe? Quando vejo gente que gosta de ler já me derreto, imagina quando vejo gente que gosta de escrever também... kkk
    Adorei saber que temos coisas em comum. kkk

    Beijão :)

    ResponderExcluir
  7. Isabela!

    Adorei seu comentário, e saiba que eu também achei muito incentivador, só pelo fato de entender a minha ''mensagem''. Confesso que entrei nesse universo da ''escrita'' agora. Estou adorando, até uma maneira muito boa de desabafar. Todo o meu blog começou, quando eu senti uma enorme meláncolia e queria expressar de alguma forma, devido a certos acontecimentos em minha vida tambem. Então, o layout foi inspirado nisso, e eu me pareço muito com a lua, no sentido de 'fases diversas' hehe. Bem, antes de fazer psicologia eu fazia publicidade e propaganda, cursei um ano e meio. Eu também não acredito como eu consegui ficar tanto tempo naquele curso, inicialmente eu gostava das artes graficas, de fotografia e tal. Ainda gosto, mas, como hobby mesmo. E em publicidade o foco é manipular as pessoas para coisas do qual elas não necessitam, quando eu comecei a ir conhecendo o curso eu fui me decepcionando muito, e achei sinceramente muito maldoso até. E definitivamente isso não queria para mim, manipular para coisas ''ruins''. Aconteceu também com meu namorado, abandonou ciência da computação para psicologia. (que mudança não?) Pois é, nossos pais ficaram LOUCOS. uahauhhau a decisão não foi fácil, mas foi A MELHOR. Não me arrependo! E é, eu também observei muitos psicólogos pelo blogger!! Achei ótimo, sempre muito peculiar.

    Obrigada pelos seus votos de ano novo também querida!! Bjos!! :D

    ResponderExcluir
  8. Obrigadíssimo, Isabela, pelo teu super comentário no meu blog! Adorei! Quanto aos elogios que fiz à tua escrita, não precisa agradecer, pois foram absolutamente imparciais. E tranqüilize-se quanto a ficar achando que algo ainda não está bom. Também sou assim. Trata-se do perfeccionismo que temos os que gostamos muito de escrever. Com respeito à frase sobre o tempo, ela está, sim, postada no meu blog. O título do post é "Absoluto", do dia 06/09/2012.
    Bjs!
    GK

    ResponderExcluir
  9. Bella, que bom rever-te em teu blog,rs.. Sei bem o que é isso, passei esses anos parada (estudamos juntas no 1º ano) pressionada entre seguir meu coração ou seguir uma carreira "em alta". Tbm em 2012 eu passei no vestibular da UNIRIO e estou indo pro 3º período de Pedagogia.. Uma coisa posso te afirmar pelo pincelar da psicologia que eu tenho: Vc vai amar!! Temos contato com um acervo cultural maravilhoso.. Muito sucesso e tudo de bom!!
    Beijos..
    Lídia Júnia

    ResponderExcluir
  10. Olá Isabela!
    Ótima a sua retrospectiva! Bom saber que esse ano vai ser o ano da realização dos teus sonhos! Que tudo ocorra da melhor forma possivel!

    Em resposta ao teu comentário no meu blog,

    Eu queria ter a sua coragem de fazer isso também, trancar a faculdade e ir fazer algo que eu realmente goste...o problema é saber o que é esse algo. Tenho lá minhas ideias, mas mesmo assim, eu acho que devo terminar a faculdade...afinal de contas, era já pra eu ter me formado ano passado, mas fui bobeando e aqui estou eu, super nervosa porque volto as aulas na semana que vem :S

    É a melhor coisa né?! Se desapaixonar pelo idiota! haha Talvez tenha sido o meu maior sucesso nesse ano que passou!
    Minha cirurgia também me fez feliz, foi só pra retirada da vesicula, mas é tao bom agora poder comer de tudo e não passar mal! *-*

    Eu estudo mais pela internet mesmo e como eu tenho contato com os franceses todos os dias, é bem legal.
    Eu espero conseguir manter essa promessa de não comprar livros, tenho que manter! Se não, cadê o dinheiro?!haha

    Eu curso administração, mas não sei bem se é o curso em si que eu não gosto ou a própria faculdade. Me sinto muito mal indo pra lá.

    Obrigada! Te desejo tudo em dobro! Que esse ano seja perfeito! E repleto de realizações!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Deixe sua impressão, será muito bem-vinda. :)

Blogger templates